Qualquer empresa, de pequeno a grande porte, deve se basear em um planejamento estratégico para tomar suas decisões e definir o caminho a seguir nos negócios, entretanto nem todas fazem isso e muitos gestores consideram tais ferramentas como perda de tempo ou opcionais; entretanto essas ferramentas se usadas com sabedoria tem o poder de elevar seus lucros e sua produtividade, além de melhorar seu ambiente de trabalho do seu negocio e tornar seus funcionários mais motivadosNesse artigo vamos te apresentar 4 ferramentas estratégicas que podem fazer total diferença no crescimento da sua empresa se implementadas corretamente, vamos comentar sobre suas funcionalidades e dar um panorama de como coloca-las em pratica.
- Análise SWOT Essa estratégia baseia-se na analise interna e externa do seu negócio, buscando pontos forte e fracos do seu negócio, além de possíveis oportunidades e ameaças. A priori é interessante analisar o ambiente interno, aquele que você tem controle, e buscar quais são os pontos que te fazem superior aos demais e quais pontos sua empresa falha. Em seguida analise o ambiente externo, procurando focos de oportunidades no mercado e possíveis ameaças que seu negócio possa estar sofrendo, com isso traçado, você tem um panorama mais claro de como aproveitar as oportunidades por meio dos seus pontos fortes e de como se defender das ameaças.
- 5W2H Essa ferramenta é ideal para hora da ação, de colocar suas ideias e processos em pratica, afinal ela ajuda você a organizar sua tomada de decisão a partir de 7 perguntas básicas: What(o que) – o que deve ser feito When(quando) – quando deve ser feito Who(quem) – o responsável pela ação Where(onde) – em que área ou setor a ação deve ser feita Why(porque) – motivo pelo qual ação deve ser tomada How(como) – como a ação vai ser executada How much(quanto custa) – valor a ser gasto para que a ação seja concluída Dessa forma com o plano todo detalhado, o responsável pela ação saberá exatamente qual caminho deve seguir e concluir com êxito essa atividade
- Ciclo PDCA Essa ferramenta é voltada para melhoria de processos em geral, o ciclo PDCA que significa (Plan, Do, Check, Act) consiste em uma matriz cíclica que deve ser permanente na empresa. Primeiramente você planeja como será a resolução desse problema encontrado, após isso coloca o planejamento em ação e deixa o processo acontecer com a melhoria, enquanto isso o responsável pelo ciclo monitora os resultados dessa ação, por fim realiza os ajustes necessários e recomeça o ciclo a partir de outro problema. O ideal é que o ciclo PDCA faça parte da cultura do seu negócio, de forma que os problemas identificados sejam sempre resolvidos da melhor forma.
- Canvas Esse modelo é ideal para você obter uma visão estratégica de todas as áreas da sua empresa, desde o setor administrativo até a área de vendas. O conceito base dessa ferramenta é a construção de um quadro de 9 campos no total, em cada um desses quadros você deve colocar informações relativa a essas determinadas áreas
- Oferta de valor
- Relacionamento com clientes
- Canais
- Segmentos de clientes
- Receitas
- Custos
- Parceiros chave
- Atividades chave
- Recursos chave
Com essas informações dispostas no quadro, o gestor conseguirá ter um panorama geral do funcionamento da empresa, o que ajudará a traçar estratégias para os próximos passos.
Com essas quatro ferramentas você conseguirá a dar o pontapé inicial no seu planejamento estratégico. Entretanto alguns gestores podem ter dificuldades para implementar pela primeira vez essas ferramentas, mas buscar ajuda nessas situações é normal e é para que isso que nos da EEL Júnior trabalhamos, ajudar você e seu negocio a atingir a melhor forma possível. Temos uma vasta experiência na área de planejamento estratégico e adoraríamos te ajudar! Marque um diagnostico gratuito para conversarmos melhor sobre seu problema.