Sustentabilidade no setor têxtil: um diferencial competitivo

A indústria têxtil é a segunda mais poluente do mundo, atrás apenas do setor petroleiro. No que tange aos recursos hídricos os impactos são muito agravantes, o segmento produz cerca de 20% das águas residuais do mundo e libera mais de 500 mil toneladas de microfibras sintéticas nos oceanos todos os anos.
Os processos realizados na produção das peças de roupas exigem muitos recursos naturais e acarretam uma enorme quantidade de produtos tóxicos. Neste cenário, surge a necessidade de minimizar os danos ambientais causados, principalmente aos recursos hídricos.


Tratamento de efluentes
O tratamento de efluentes, solução presente na carta de serviços da EEL Júnior, tem como objetivo recuperar água limpa ou reutilizável e resíduos sólidos, de modo que possam ser reutilizados como matéria-prima em outros processos ou garantir a destinação correta do mesmo.
O tipo de tratamento é indicado de acordo com a carga poluidora e a presença de contaminantes, cujos parâmetros são estabelecidos pela Resolução 357 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), sendo ele físico, químico, biológico ou até mesmo a combinação destes.

Benefícios da solução
O tratamento de efluentes trás diversos benefícios para as organizações que o implementam, pode-se citar:

  • A conformidade com as especificações da legislação vigente com a garantia da destinação correta;
  • Otimização operacional com previsibilidade e redução de custos;
  • Possibilidade de reuso de efluentes;
  • Preservação do meio ambiente e responsabilidade ambiental e
  • Transmissão de uma imagem sustentável ao empreendimento, cuja ação é cada vez mais estimada e elogiada pelos clientes e fornecedores (Branding).

O diferencial competitivo
Cada vez mais, os consumidores estão cobrando mais responsabilidade das marcas em relação aos danos. Desenvolver técnicas e métodos sustentáveis que permitam a produção de materiais ecológicos e a preservação dos recursos naturais são atividades que não podem ficar em segundo plano, mas sim direcionar o crescimento e o posicionamento da marca no mercado. Uma empresa que abraça a sustentabilidade e se mostra consciente do seu papel na preservação do planeta tem uma vantagem competitiva de posicionamento de marca frente aos concorrentes.


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Referências

Impactos Ambientais da Indústria da Moda, disponível em: https://emige.it/blogs/news/impactos-ambientais-industria-moda
Os 4 maiores desafios da indústria têxtil para 2020 e 2021, disponível em: https://blog.consistem.com.br/os-4-maiores-desafios-da-industria-textil-para-2020-e-2021/

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