Como aplicar as Boas Práticas de Fabricação de um jeito certo

Agora que temos uma maior noção da importância das Boas Práticas de Fabricação (BPF) (veja a publicação “Os Benefícios de Boas Práticas de Fabricação para seu Negócio”) e que a legislação é rigorosa em vários quesitos, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao consumidor final, é hora de você pensar em implementar alguns desses padrões em sua empresa! Viemos aqui apresentar o Serviço de BPF da EEL Júnior.

Figura 1: Fonte:https://foodsafetybrazil.org/

Avisar nunca é demais
Ao se trabalhar com um fluxograma ou um manual padronizado, as chances de esquecer uma etapa são reduzidas drasticamente. Quando tratamos de funcionários em geral, muitos deles podem ter visões diferentes de como trabalhar, alguns pegam “manias” após repetições de suas funções ou até mesmo esquecem de alguma etapa importante no processo. Atitudes como essas muitas vezes acabam sendo prejudiciais ao produto, ocasionando uma diferença de qualidade. Nosso serviço se dedica a trabalhar em melhorias como essa.
Muito além de lavar as mãos

Além do impacto que pode ser alcançado nos funcionários com as BPF’s, ressaltamos em nossa cartilha a importância de manter a higiene do ambiente, das superfícies, equipamentos e instalações, sempre buscando adequar ao seu tipo de empresa. A assepsia frequente deve ser praticada em todos ambientes, principalmente no ramo de alimentos para evitar contaminação de microrganismos, sujeiras provenientes do próprio ambiente ou trazido para dentro da linha de produção. A partir disso é possível melhorar o ambiente de produção, a linha de trabalho e também aumentar o tempo de vida útil dos equipamentos.
Produtos de limpeza também merecem sua atenção

O local de armazenamento dos produtos de higienização as vezes não recebe muita importância, mas deve ser tratado com cuidado. As substâncias utilizadas em processos (sendo elas ácidas, básicas etc) devem ser armazenadas em locais adequados, pois podem ocorrer vazamentos e serem prejudiciais ao ambiente e às pessoas. Deve-se sempre manter tais produtos em locais frescos, arejados, longe de calor e com os recipientes bem fechados, pois alguns compostos podem ser volatilizados e causar intoxicação.
Trabalhando juntos, poderemos crescer!

Além dessas macro etapas, nossa empresa se compromete a elaborar um treinamento especializado para o corpo de funcionários dentro de sua empresa, se adequando ao processo e trabalhando em melhorias, visando no entendimento por parte dos trabalhadores das mudanças implementadas e para que estes possam obter uma melhor produtividade ao mesmo tempo que mantêm a qualidade do produto. O corpo de funcionários estando mais preparado, qualificado e o ambiente de trabalho de acordo com as legislações e padrões higiênicos adequados, pode-se pensar em investir em melhorias nos produtos, ou adicionar novidades na gama de produção. Isso pode então trazer mais lucro para sua empresa, além de ser uma oportunidade de trazer clientes novos. Não perca a oportunidade de saber mais sobre nossos outros serviços.

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »