O assunto abordado abaixo é tão importante que foi criada uma lei para ele. Mas por que este assunto é um dos mais populares no século XXI?
A educação ambiental é fundamental para que as pessoas se tornem mais conscientes sobre a sustentabilidade e a importância de construir um futuro mais limpo para as próximas gerações. Não sei se você sabe mais sustentabilidade vem de sustentar e conservar, assim o seu conceito aborda uma maneira de como devemos agir com a natureza.
Desse modo, o conceito de sustentabilidade tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, definido como aquele que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades.
Mas o que isto está relacionado a educação ambiental? Ela serve para que o ser humano entenda que ele e a natureza necessitam trabalhar em harmonia. E com isso para que aja uma transformação é necessário para o desenvolvimento sustentável uma base na educação. O assunto é tão sério que existe a lei nº 9.795 sobre educação ambiental. Ou seja, a educação não transforma o mundo. Educação transforma as pessoas. Pessoas mudam o mundo.
Em algumas escolas já é trabalhado a educação ambiental e sustentabilidade para que os alunos aprendam a cuidar do planeta e preservá-lo. Em alguns locais estão interagindo os estudantes com a natureza para que exista uma conexão maior.
Mas por que tudo isso? Você sabia que:
- 1 tonelada de papel reciclável poupa 22 árvores, economiza 71% de energia elétrica e polui o ar 74% menos.
- O Brasil está no top 5 de países com mais construções sustentáveis.
- Na natureza demora de 2 a 6 semanas para a decompor um jornal
A transformação necessária para o desenvolvimento sustentável tem a sua base na educação. O ser humano precisa entender que a relação precisa ser de coexistência, não de exploração e também sobre a o que é a sustentabilidade e o quão importante ela é.