Sua empresa está tendo problemas com efluentes industriais?

Nós podemos ajudá-la a melhorar o tratamento e a ser uma empresa mais sustentável


Para determinar o processo ideal de tratamento é de grande importância identificar as características dos poluentes presentes no efluente, por isso o primeiro passo é fazer uma caracterização para determinar a quantidade de carga orgânica existente e outros tipos de componentes que podem ser tóxicos. Assim, é necessário ter uma equipe especializada com conhecimento técnico, para coletar as amostras e fazer as análises.

E quais são as etapas para o melhor tratamento?

Após ser feita a caracterização e identificação dos poluentes, é necessário determinar quais os processos serão indicados para gerar a remoção dos contaminantes. Os métodos a serem utilizados variam de acordo com os resultados obtidos na caracterização, os parâmetros encontrados podem influenciar na ocorrência de processos físicos, químicos ou biológicos.

Para que serve cada processo?

· Processo químico: É utilizado para remover os contaminantes, por meio das reações químicas ou também promover otimização durante o tratamento, podendo passar pelos seguintes tipos de processos: cloração, clarificação, eletrocoagulação, precificação, para gerar remoção de matéria orgânica, limpeza e precipitação de compostos não desejados.

· Processos físicos: Tem como objetivo eliminar os sólidos flutuantes ou em suspensão por meio de processos físicos de separação como: peneiramento, filtração, gradeamento, sedimentação, flotação, que podem promover remoção de matéria orgânica e desinfecção.

· Processos biológicos: Tem por finalidade remover a matéria orgânica por meio da transformação desta em sólidos sedimentares, utilizando processo biológicos anaeróbicos ou também com a utilização de biofilmes e biocontactores que podem facilitar esses processos.

Tem interesse de saber mais detalhes e adquirir nossos serviços de tratamento e otimização de efluentes? Entre em contato conosco, a EEL JÚNIOR pode te ajudar a ser uma empresa mais correta ambientalmente na sociedade.

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »