Principais ferramentas de otimização de processos

As ferramentas de otimização de processos são meios fundamentais para reduzir custos e aumentar a eficiência em todas as atividades da empresa, principalmente na realização de projetos.

Atualmente, existem várias alternativas de metodologias e ferramentas para gerenciar e otimizar a realização de um projeto. Desde o mais simples, ao mais complexos. Abaixo listaremos as principais e suas funcionalidades. Vale muito a pena, dar uma conferida!

1. TRELLO (KANBAN)

O termo “Kanban” é de origem japonesa e significa “sinalização” ou “cartão”, e propõe o uso de cartões (post-its) para indicar e acompanhar o andamento da produção dentro da indústria. Trata-se de um sistema visual que busca gerenciar o trabalho conforme ele se move pelo processo.

O quadro, que é o controle geral do projeto, é composto pelos seguintes itens básicos

  • backlog: coluna com todas as tarefas (cartões) que precisam ser desenvolvidas para que o projeto chegue à sua completude e seus resultados possam ser medidos. Na imagem, está ilustrado pela coluna “idea”;
  • para fazer (to do): aqui é disposta uma seleção dos processos que têm maior prioridade no momento, controlando melhor o que está sendo desenvolvido e o porquê;
  • executando (doing): quando as tarefas estão sendo executadas, os colaboradores responsáveis movem os cartões para essa coluna;
  • concluídas (done): quando as tarefas são finalizadas, os cartões são movidos para a última coluna.

Site: Trello

2. Asana

Asana permite que você saiba quem está fazendo o que e para quando. A comunicação é concentrada e proativa e você sempre saberá o status do trabalho que está sendo feito pela sua equipe. Passe menos tempo conversando sobre o trabalho e mais tempo fazendo o que precisa ser feito.

Site: Gestão on-line dos trabalhos, projetos e tarefas da sua equipe • Asana

3. Monday.com

A monday.com é um Sistema Operacional de Trabalho (Work OS) que possibilita às equipes administrar facilmente projetos e fluxos de trabalho. É um Work OS simples e intuitivo que permite que as equipes configurem os fluxos, ajustem-se às necessidades de mudança, trabalhem com transparência, conectem-se colaborativamente e não tenham que fazer trabalhos repetitivos manualmente.

Site: monday.com

Essas foram as principais ferramentas de gerenciamento e otimização de processos. Ambas, muito fácil de usar. Para ter mais conteúdos como esse, entre em contato conosco!!

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »