As ferramentas de otimização de processos são meios fundamentais para reduzir custos e aumentar a eficiência em todas as atividades da empresa, principalmente na realização de projetos.
Atualmente, existem várias alternativas de metodologias e ferramentas para gerenciar e otimizar a realização de um projeto. Desde o mais simples, ao mais complexos. Abaixo listaremos as principais e suas funcionalidades. Vale muito a pena, dar uma conferida!
1. TRELLO (KANBAN)
O termo “Kanban” é de origem japonesa e significa “sinalização” ou “cartão”, e propõe o uso de cartões (post-its) para indicar e acompanhar o andamento da produção dentro da indústria. Trata-se de um sistema visual que busca gerenciar o trabalho conforme ele se move pelo processo.
O quadro, que é o controle geral do projeto, é composto pelos seguintes itens básicos
- backlog: coluna com todas as tarefas (cartões) que precisam ser desenvolvidas para que o projeto chegue à sua completude e seus resultados possam ser medidos. Na imagem, está ilustrado pela coluna “idea”;
- para fazer (to do): aqui é disposta uma seleção dos processos que têm maior prioridade no momento, controlando melhor o que está sendo desenvolvido e o porquê;
- executando (doing): quando as tarefas estão sendo executadas, os colaboradores responsáveis movem os cartões para essa coluna;
- concluídas (done): quando as tarefas são finalizadas, os cartões são movidos para a última coluna.
Site: Trello
2. Asana
Asana permite que você saiba quem está fazendo o que e para quando. A comunicação é concentrada e proativa e você sempre saberá o status do trabalho que está sendo feito pela sua equipe. Passe menos tempo conversando sobre o trabalho e mais tempo fazendo o que precisa ser feito.
Site: Gestão on-line dos trabalhos, projetos e tarefas da sua equipe • Asana
3. Monday.com
A monday.com é um Sistema Operacional de Trabalho (Work OS) que possibilita às equipes administrar facilmente projetos e fluxos de trabalho. É um Work OS simples e intuitivo que permite que as equipes configurem os fluxos, ajustem-se às necessidades de mudança, trabalhem com transparência, conectem-se colaborativamente e não tenham que fazer trabalhos repetitivos manualmente.
Site: monday.com
Essas foram as principais ferramentas de gerenciamento e otimização de processos. Ambas, muito fácil de usar. Para ter mais conteúdos como esse, entre em contato conosco!!