Custos operacionais: calcula-los é fundamental para uma empresa saudável

É de conhecimento geral que para uma empresa prosperar é necessário arrecadar mais do que se gasta para mantê-la funcionando, por isso nesse artigo nosso objetivo é te ensinar a como calcular com precisão seus custos operacionais e encontrar pontos que podem diminuir sua despesa mensal, aumentando seu lucro e a organização da sua empresa.

Mas o que são custos operacionais?

Como o nome já indica, custos operacionais envolve todos os gastos atrelados a operação da sua empresa, desde a área administrativa até a área de produção. Esses custos representam o valor gasto mensalmente para manter sua empresa em atividade, como por exemplo os salários dos funcionários, matéria prima, energia e tudo que é necessário para a empresa funcionar em condições perfeitas.

Conhecer esses custos é fundamental para sua empresa, eles podem te ajudar na precificação de seus produtos e serviços e a ter um melhor gerenciamento das contas, evitando surpresas desagradáveis.

Quais são esses custos?

Administrativos

– Salários.- Materiais essências para produção ou prestação de serviços.- Aluguel. – Energia. – Água. – Gastos com telefone e internet.Observa-se que a maioria desses gastos, como salários, materiais necessários para o escritório e para produção, entre outros, são fixos e de extrema importância, pois o funcionamento da empresa depende deles.

Financeiro

– Taxas e impostos. – Pagamento de juros. – Emissão de notas. – Quitação de dividas.

Representação

Esses gastos envolvem tudo que é gasto pela empresa para um serviço de suporte, aos cliente e funcionários, como por exemplo brindes, viagens corporativos, matérias de vendas entre outros.

Não recuperáveis

Esse grupo representa valores pagos que não trarão nenhum tipo de retorno a empresa, mas devem ser cotados da mesma forma, como por exemplo multas

Como calcular o custo operacional?

Fazer o calculo desses custos é mais simples do que parece e pode trazer um enorme benéfico a empresa. Para calcula-lo deve seguir os seguintes passos:


– Obtenha o valor das suas despesas dos seus últimos três meses de operação e encontre o valor médio, somando os três e dividindo também por três.


– Siga a mesma lógica de cima e encontre o valor médio do seu faturamento dos últimos três meses;


– Por fim divida a media dos seus gastos pela media do seu faturamento e em seguida multiplique esse valor com 100, com isso encontrará qual a porcentagem do seu faturamento que está sendo revertida em custos para manter a empresa funcionando.

Como diminuir o custo operacional?

Ao realizar o cálculo dos custos, possíveis gargalos apareceram e tornará mais fácil identificar em quais pontos sua empresa está gastando mais que o necessário e em que área deve-se investir melhor


– Para diminuir seus custos é ideal que controle os desperdícios, como por exemplo conscientizar seus funcionários a usar de maneira mais sustentável os matérias de escritório e ate mesmo os que envolvam produção.


– Estabeleça um controle de estoque mais inteligente para evitar desperdício de matérias primas, além de evitar a ocupação desnecessária do seu estoque.

– Mantenha suas maquinas e equipamento sempre em boas condições e renove-os quando necessário, dessa forma evitará gastos com manutenção, além disso equipamentos antigos limitam a capacidade produtiva, atrapalhado seus lucros.


– Renegocie e encontre novas opções de fornecedor, esse é um dos passos mais importantes, estar sempre atento aos preços do mercado e buscando alternativas mais baratas para aquisição de materiais fundamentais para sua empresa pode te fazer economizar muito. Esse estudo sobre os preços do mercado deve ser feito de maneira periódica, visto que o mercado é volátil.


Por fim fica evidente que estar ciente dos seus custos operacionais é peça chave para um bom funcionamento da sua empresa, entretanto muitos empresários acabam deixando-os de lado e no fim encontram-se endividados e com uma empresa desorganizada. Alinhar seus gastos de acordo com seus lucros pode não ser uma tarefa fácil, mas é fundamental, por isso nós da EEL Júnior prestamos consultoria desde 2011 ajudando empresários a otimizarem seus processos e reduzirem seus custos.

Nos envie um e-mail se quiser saber mais, ficaríamos muito felizes em te ajudar nessa jornada.

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »