OS DIFERENTES TIPOS DE VACINA E O PAPEL DA ENGENHARIA NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO

No decorrer desses meses passamos a ouvir muito sobre as vacinas, como atuam, em qual fase dos testes estão, mas você sabe quais são os tipos de vacinas contra o coronavírus? E como a engenharia está envolvida nisso tudo?


Confira essas e mais informações na matéria a seguir:

TIPOS DE VACINAS E COMO FUNCIONAM

Existem diferentes estratégias elaboradas pelos cientistas para tornar as vacinas eficazes e seguras.

Fonte: Baseada em informações da Agência Brasil Explica

Dentre essa vacinas algumas já estão sendo avaliadas no Brasil pela ANVISA:

Fonte: Baseado em informações do Ministério da Saúde

O PAPEL DA ENGENHARIA NO DESENVOLVIMENTO DAS VACINAS

Em vista da iminente necessidade no desenvolvimento das vacinas, os pesquisadores precisaram buscar alternativas de obter avanços o mais rápido possível, dessa forma fizeram uso de tecnologias inovadoras. “Das vacinas em desenvolvimento por novas tecnologias nunca antes utilizadas em larga escala, destacam-se as que utilizam a tecnologia do DNA recombinante (“engenharia genética”).”

Utilizando conhecimentos de engenharia foi possível criar as chamadas Vacinas Genéticas.


Mas não é só a engenharia genética que contribuiu para esse processo!!Em um webninar, Priscila Ferraz – Doutorada em Engenharia de Produção e vice-diretora de Gestão e Mercado de Bio-Manguinhos – destacou o quanto foi importante aplicar esses conhecimentos no enfrentamento contra o covid-19.

Segundo ela foi de suma importância para:

  • Alavancar iniciativas nas áreas de diagnóstico (testes moleculares e rápidos);
  • Apoiar os laboratórios centrais (Lacens) no processamento das amostras;
  • Tratamento (participação de Bio-Manguinhos no estudo clínico Solidarity, da OMS, por meio de apoio logístico) e;
  • Prevenção (além da vacina de Oxford, outras duas vacinas de desenvolvimento próprio)³.

Além do trabalho coordenado entre prospecção, parcerias e gestão.³
Diante do que foi mostrado se percebe que o cenário que estamos vivenciando exige profissionais interdisciplinares, com conhecimentos variados, possibilitando assim enfrentar os diferentes obstáculos que essa nova situação nos trouxe.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre o assunto?Entre em contato!

REFERÊNCIAS

1. AGÊNCIA BRASIL EXPLICA: CONHEÇA OS TIPOS DE VACINA CONTRA COVID-19. Agência Brasil explica: conheça os tipos de vacina contra covid-19. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-10/agencia-brasil-explica-os-tipos-de-vacina-contra-covid-19#>. Acesso em: 12 fev. 2021.

2. Andamento da análise das vacinas na Anvisa. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/andamento-da-analise-das-vacinas-na-anvisa>. Acesso em: 12 fev. 2021.

3. PAULO SCHUELER. Engenharia de produção e o enfrentamento da COVID-19. Disponível em: <https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/2013-engenharia-de-producao-e-o-enfrentamento-da-covid-19>. Acesso em: 12 fev. 2021.

4. SALMO RASKIN. Conheça as vacinas genéticas para Covid-19. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/conheca-as-vacinas-geneticas-para-covid-19/>. Acesso em: 12 fev. 2021.

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »