Por que investir em Transformação Digital?

Vivemos em um mundo em que a tecnologia está muito presente em nosso cotidiano. Estima-se que cerca de 90% dos dados disponíveis em todo o planeta foram criados apenas nos últimos 2 anos e que mais de 4 bilhões de pessoas têm acesso à internet.

Muitas vezes, esse tema passa despercebido, porém, pudemos ver o grande impacto do mundo virtual durante a quarentena, praticamente todos os segmentos pararam, e o e-commerce se apresentou como um dos poucos meios de comercialização.

Resumidamente, a transformação digital fomenta uma nova estrutura de processos das empresas, que passam a absorver uma nova cultura com o objetivo de ganhar produtividade. É uma maneira da empresa se reinventar e se adaptar de vez nesse segmento de mercado, colocando a tecnologia no centro de tudo.
Mas, “a minha empresa já tem um site, uma página no Facebook, um perfil no Instagram. Isso significa que eu já passei pela Transformação Digital?”
E a resposta é não, esse processo leva bastante tempo e capital e não é somente uma mudança de processo, mas também envolve toda a cultura empresarial.


Mas então, por que investir nesse processo?
Como já havia falado, o mundo está cada vez mais tecnológico, vemos empresas como Netflix, Uber, Spotify que são inteiramente digitais e já que fazem parte do dia a dia de muita gente.
Também, devemos ressaltar que produzimos dados o tempo todo, são cerca de 80 mil consultas de pesquisa por segundo no Google. E a pergunta é “o que fazer com essa infinidade de dados?”. E respondendo essa pergunta, devemos extrair e analisar o que essas informações significam para a gente e quem nos dá essa análise é a inteligência de dados. E não se engane, essa transformação não é mais um diferencial, ela se tornou uma necessidade para as empresas.

E quais são os benefícios em investir nessa ferramenta?
E para isso, coloquei 2 pontos que podem ser interessantes para você, o primeiro é relacionado a Customer Experience ou Experiência do cliente e o segundo para otimizar os processos operacionais.


Customer Experience
A transformação digital coloca o cliente como seu foco central. Vimos que Customer Experience é um grande diferencial nas empresas hoje em dia (caso você não tenha lido o nosso conteúdo sobre Customer experience, clique aqui).
Além de poder oferecer um segmento aprofundado sobre sua cartela de clientes, com esse recurso, você poderá montar uma jornada de compra totalmente personalizada de acordo com os interesses do seu consumidor. Tais benefícios são essenciais quando se trata de fidelização e satisfação com a compra do seu produto.
Também, pelo monitoramento em suas redes, você consegue analisar quais são os pontos positivos e pontos de melhoria, promovendo a cultura de melhoria contínua, se for feito de maneira constante.


Melhoria em processos operacionais
Essa mudança tem grande influência nos processos internos, tornando-os simplificados e efetivos, reduzindo o tempo dos funcionários com atividades que não geram valor e melhorando a motivação e produtividade dos colaboradores.
E para adaptar a empresa para o mundo digital, deve-se mudar atividades que são presenciais para serem de forma online, então ao invés de marcar várias reuniões de andamento ou alinhamento, capacite seus membros a utilizarem ferramentas e plataformas online de gestão, tornando os processos mais ágeis e práticos. Realizando essa transição, a sua empresa dá um grande passo à frente de sua concorrência.
Espero que você tenha gostado do conteúdo e para saber mais, acesse o nosso site. E caso queira conhecer um pouco mais sobre nós, estamos disponíveis para marcar um diagnóstico totalmente gratuito com você!

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »