Por que investir em um gerenciamento de resíduos ?

Um assunto muito importante para todas as indústrias se atentarem é o gerenciamento de resíduos, ele pode ser descrito como um plano para designar o melhor destino aos efluentes gerados ao longo da produção. Dependendo do processo e do tipo de resíduos eles podem ser reutilizados na linha, a fim de reduzir os custos totais do processo, pode ser vendido para outras empresas que utilizam o mesmo como matéria base ou descartados de maneira adequada para não poluir o meio ambiente.


Assim, separamos alguns tópicos importantes sobre o assunto que toda empresa precisa se atentar e ter conhecimento deles!

Questões de Lei


Segundo a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a empresa tem obrigação de tratar todos os resíduos que produzirem, podendo serem taxadas com multas variando na casa dos milhares de reais.

Todos os parâmetros a serem seguidos podem ser encontrados no Decreto 8468/76 e Resolução 430/2011.
Branding do Negócio


Hoje em dia é muito fácil obter informações da empresa na qual irá interagir para fechar possíveis negócios, dessa forma uma indústria que não respeita o meio ambiente passa uma imagem muito negativa aos seus clientes e parceiros, impactando diretamente na decisão de compra deles e atrapalhando o desenvolvimento da companhia.
Terceirização do Serviço

Os colaboradores do negócio, naturalmente já estão cheios de outras atividades que precisam estar realizando ao longo do seu dia então acabam não tendo tempo para corrigir esses problemas de maneira rápida e eficaz. Dessa forma, contratar uma empresa júnior para fazer todo o projeto de tratamento e reaproveitamento sai muito mais barato que a multa. Preservação do meio ambiente

Por fim, mas também muito importante, destaco que esse projeto contribui para diminuir os danos causados a natureza, evitando-se alteração das características do solo e da água, além da poluição e da contaminação destes recursos naturais.

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »