Saiba como funciona a ferramenta 5S e como ela pode ajudar seu negócio

Nós da EEL Júnior estamos sempre pensando no melhor para os nossos clientes e parceiros, por isso hoje vamos te contar melhor como funciona a metodologia denominada por 5S e explicar quais vantagens esse modelo pode te trazer.


5S tem como objetivo gerar um ambiente mais organizado e focado na qualidade de sua produção ou atendimento. Para isso a ferramenta usa os “5 sensos”

1. Senso de utilização

Deixe tudo que é útil para aquela função ou atividade a vista e de uma maneira que seja de fácil acesso, excluindo do ambiente tudo aquilo que não ajudará.

2. Senso de arrumação

Organize todos os objetos, documentos e ferramentas de uma área por utilidade e de forma catalogada, assim é possível minimizar o tempo das tarefas

3. Senso de limpeza

Esse passo consiste em fazer uma vistoria rigorosa no ambiente de trabalho checando qualquer problema de higiene ou imperfeição estrutural que possa conter (Ex: má iluminação, mau cheiro) para que, dessa forma, o ambiente de trabalho fique muito mais agradável e convidativo ao colaborador

4. Senso de Padronização

Esse passo consiste em definir pessoas para dar continuidade aos três passos acima e buscar sempre pontos de melhorias. Criar normas e regras para dar seguimentos aos pontos citados e não deixar que as mudanças feitas caiam no esquecimento pode ser eficaz, entretanto, é provável que a partir desse ponto seus colaboradores já terão percebido as mudanças e se sentirão confiantes e motivados em perpetua-las.

5. Senso de disciplina

Esse é o ultimo passo a ser tomado, depois que tudo já posto em pratica deve ser imposto no cotidiano dos funcionários o necessidade da disciplina, e para isso, você deve se certificar que ele tenha compreendido com clareza todos os pontos e sua real importância para essa mudança cultural da empresa.


Analisando com um olhar externo, a metodologia 5S parece ser algo simples de ser implementada, entretanto mudar toda uma cultura organizacional e alterar o cotidiano de uma empresa pode ser bem complexo. Caso tenha se interessado por essa ferramenta e esteja pensando em usa-la na sua empresa não se esqueça que você pode contar com a nossa ajuda. Acesse nossos serviços e descubra como podemos te ajudar!

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »