Tudo que você precisa saber sobre Procedimento Operacional Padrão (POP)

Na indústria, existem diversas atividades e funções que se não forem executadas da maneira mais assertiva podem causar grandes prejuízos para a empresa e comprometer toda a produção. Dessa forma, uma estratégia para corrigir estes problemas é garantir que todos os colaboradores envolvidos no processo saibam como realizar as ações necessárias do modo mais correto e assertivo possível, para isso existe uma ferramenta da qualidade chamada POP.


Os Procedimentos Operacionais Padrões (POP) são, segundo ANVISA, os “procedimentos escritos de forma objetiva que estabelecem instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas” dentro de um empreendimento.


Portanto, podemos dizer que eles são um manual das atividades a serem realizadas em uma organização. Os procedimentos garantem que os resultados alcançados sejam de qualidade (já que acontece um planejamento estratégico em cima do produto) e padronizados, independentemente de quem seja o responsável pela tarefa.

Mas como criar um POP?


Para cria-lo é preciso entender detalhadamente como funciona o processo que se deseja padronizar, levando em consideração que qualquer colaborar que ler o documento, mesmo sem um conhecimento prévio do assunto conseguirá compreender por completo e executar normalmente.
Um ponto de análise importante também é estudar e analisar quais os principais erros cometidos durante sua execução, pois assim é possível destacá-los para diminuir consideravelmente suas frequências de ocorrências


Gostou do POP? Entre em contato conosco! Podemos trabalhar juntos para criar o melhor procedimento para sua empresa.

Quer aprender mais?

Baixe um de nossos e-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo recomendado

Otimização de Processos

Otimização de Processos     Breve Introdução   Atualmente, as empresas buscam reduzir os custos de produção nos seus processos produtivos a fim de garantir

Leia mais »