Manual de Boas Práticas – COLACAP

A EEL Júnior: foi fundada em 2011 com o propósito de proporcionar uma vivência empresarial aos estudantes da EEL–USP, assim trabalha com soluções em engenharia nas áreas: Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção, visando tornar as empresas do Vale do Paraíba mais competitivas com o restante das regiões do estado. Contamos com uma carta de serviços ampla e membros qualificados e preparados para entregar projetos que geram resultados expressivos aos nossos clientes.

Cooperativa de Laticínios de Cachoeira Paulista (COLACAP):  Desde que foi constituída, no ano de 1944, a cooperativa é pautada pela união entre pecuaristas e agricultores. Hoje reúne 150 cooperados, atendidos em sede própria no Centro de Cachoeira Paulista.

Desafio

O desafio encontrado pela EEL Júnior tinha como foco específico agregar valor ao processo leiteiro através das boas práticas de manipulação e manejo do leite ,nos diferentes estabelecimentos associados, relacionado a  ordenha e capacitação dos funcionários com base nos aspectos exigidos na legislação.

Solução

A partir da dor apresentada, a EEL Júnior encontrou como solução a aplicação do serviço de Manual de Boas Práticas de Ordenha e Manejo de Leite, com o intuito de sanar as não conformidades verificadas com base nas Instruções Normativas Nº 76 e Nº77, de 26 de Novembro de 2018 do MAPA (IN MAPA 76 e 77) e capacitar os funcionários dos diferentes estabelecimentos associados a cooperativa.

O desenvolvimento do projeto deu-se através do pesquisa das normas regulatórias em que o estabelecimento estava inserido, aplicação de checklist para verificar as não conformidades juntamente com planos de ação para corrigi-los e treinamentos gerais e específicos para os funcionários.

Esse serviço contou com as seguintes Macro Etapas:

  • Análise Inicial:

Planejamento do trabalho e apresentação ao cliente de todas as etapas, ferramentas utilizadas e entregas.

  • Treinamento Geral

Seguindo as exigências legislativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (MAPA) realizou-se um estudo quanto as boa práticas necessárias aos estabelecimentos de laticínios. Além disso, ministrou-se duas sessões de treinamento de duas horas cada para 10 funcionários.

  • Checklist

Com base nas boas práticas estudas, fez-se um checklist com o intuito de investigar as não conformidades de cada unidade selecionada e elaborou-se relatórios contendo os aspectos regulares e irregulares, além de inclusão de planos de ação para corrigi-los, considerando aspectos como: manipulação do leite, instalação, cuidados com os tetos, ordenha, pós ordenha e meio ambiente.

  • Treinamento Específico

Realizou-se mais duas sessões de treinamento ao final da consultoria, também com duas horas de duração e para os mesmos 10 funcionários, com o intuito de reforçar os pontos onde havia necessidade de mudança conforme o checklist, além de um enfoque maior na manipulação do leite.

Resultados

Com a realização do projeto foi possível capacitar os funcionários dos estabelecimentos associados a cooperativa, e redigir relatórios para cada unidade considerando suas particularidades e necessidades de mudanças para se adequar a legislação.

Assim, é possível observar que o serviço de “Manual de Boas Práticas” oferece inúmeros benefícios, sendo alguns deles:  higiene e segurança dos funcionários e dos consumidores, padronização do processo conforme a legislação, facilidade na adaptação de novos funcionários e diminuição de erros na fabricação.

Depoimentos

“Impactar vidas através de projetos de engenharia se tangibilizou por meio de uma imersão na área rural em um contexto repleto de histórias de vida e de muito amor, cuidado e respeito pelos animais que fornecer alimento e gera o sustento. Para a equipe foi um trabalho de muita superação que nos fez sair da nossa zona de conforto para aprender sobre a temática e apresentar de forma personalizada para o público alvo experiente na prática da ordenha. “ 

Rafaela Miranda, Vice-Presidente 2021 e estudante   de Engenharia Química

Cases de Sucesso