Pesquisa & Desenvolvimento – RepellitÀquis
Trazer à empresa novas formas de lidar com desafios, de forma a encontrar os melhores caminhos para a inovação e o desenvolvimento empresarial.
A EEL Júnior: foi fundada em 2011 com o propósito de proporcionar uma vivência empresarial aos estudantes da EEL–USP, assim trabalha com soluções em engenharia nas áreas: Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção, visando tornar as empresas do Vale do Paraíba mais competitivas com o restante das regiões do estado. Contamos com uma carta de serviços ampla e membros qualificados e preparados para entregar projetos que geram resultados expressivos aos nossos clientes.
Cooperativa de Laticínios de Cachoeira Paulista (COLACAP): Desde que foi constituída, no ano de 1944, a cooperativa é pautada pela união entre pecuaristas e agricultores. Hoje reúne 150 cooperados, atendidos em sede própria no Centro de Cachoeira Paulista.
O desafio encontrado pela EEL Júnior tinha como foco específico agregar valor ao processo leiteiro através das boas práticas de manipulação e manejo do leite ,nos diferentes estabelecimentos associados, relacionado a ordenha e capacitação dos funcionários com base nos aspectos exigidos na legislação.
A partir da dor apresentada, a EEL Júnior encontrou como solução a aplicação do serviço de Manual de Boas Práticas de Ordenha e Manejo de Leite, com o intuito de sanar as não conformidades verificadas com base nas Instruções Normativas Nº 76 e Nº77, de 26 de Novembro de 2018 do MAPA (IN MAPA 76 e 77) e capacitar os funcionários dos diferentes estabelecimentos associados a cooperativa.
O desenvolvimento do projeto deu-se através do pesquisa das normas regulatórias em que o estabelecimento estava inserido, aplicação de checklist para verificar as não conformidades juntamente com planos de ação para corrigi-los e treinamentos gerais e específicos para os funcionários.
Esse serviço contou com as seguintes Macro Etapas:
Planejamento do trabalho e apresentação ao cliente de todas as etapas, ferramentas utilizadas e entregas.
Seguindo as exigências legislativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (MAPA) realizou-se um estudo quanto as boa práticas necessárias aos estabelecimentos de laticínios. Além disso, ministrou-se duas sessões de treinamento de duas horas cada para 10 funcionários.
Com base nas boas práticas estudas, fez-se um checklist com o intuito de investigar as não conformidades de cada unidade selecionada e elaborou-se relatórios contendo os aspectos regulares e irregulares, além de inclusão de planos de ação para corrigi-los, considerando aspectos como: manipulação do leite, instalação, cuidados com os tetos, ordenha, pós ordenha e meio ambiente.
Realizou-se mais duas sessões de treinamento ao final da consultoria, também com duas horas de duração e para os mesmos 10 funcionários, com o intuito de reforçar os pontos onde havia necessidade de mudança conforme o checklist, além de um enfoque maior na manipulação do leite.
Com a realização do projeto foi possível capacitar os funcionários dos estabelecimentos associados a cooperativa, e redigir relatórios para cada unidade considerando suas particularidades e necessidades de mudanças para se adequar a legislação.
Assim, é possível observar que o serviço de “Manual de Boas Práticas” oferece inúmeros benefícios, sendo alguns deles: higiene e segurança dos funcionários e dos consumidores, padronização do processo conforme a legislação, facilidade na adaptação de novos funcionários e diminuição de erros na fabricação.
“Impactar vidas através de projetos de engenharia se tangibilizou por meio de uma imersão na área rural em um contexto repleto de histórias de vida e de muito amor, cuidado e respeito pelos animais que fornecer alimento e gera o sustento. Para a equipe foi um trabalho de muita superação que nos fez sair da nossa zona de conforto para aprender sobre a temática e apresentar de forma personalizada para o público alvo experiente na prática da ordenha. “
Rafaela Miranda, Vice-Presidente 2021 e estudante de Engenharia Química
Trazer à empresa novas formas de lidar com desafios, de forma a encontrar os melhores caminhos para a inovação e o desenvolvimento empresarial.
Documento técnico realizado para atestar que a empresa tem
capacidade de gerenciar corretamente os resíduos produzidos por ela.
Padronizar a realização de um processo de forma a minimizar os erros, desvios e variações, visando garantir a qualidade do procedimento.
EEL JUNIOR. Todos os direitos reservados.
CNPJ: 14.736.067/0001-01
Política de Privacidade