Procedimento Operacional Padrão (POP) – Céfhas Marmoraria

EEL Júnior: Foi fundada em 2011 com o propósito de proporcionar uma vivência empresarial aos estudantes da EEL–USP, assim trabalha com soluções em engenharia nas áreas: Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção, visando tornar as empresas do Vale do Paraíba mais competitivas com o restante das regiões do estado. Contamos com uma carta de serviços ampla e membros qualificados e preparados para entregar projetos que geram resultados expressivos aos nossos clientes.A EEL Júnior foi fundada em 2011 com o propósito de proporcionar uma vivência empresarial aos estudantes da EEL–USP, assim trabalha com soluções em engenharia nas áreas: Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção, visando tornar as empresas do Vale do Paraíba mais competitivas com o restante das regiões do estado. Contamos com uma carta de serviços ampla e membros qualificados e preparados para entregar projetos que geram resultados expressivos aos nossos clientes.

Céfhas Marmoraria: Empresa localizada Lorena-SP e está há mais de 20 anos no mercado trazendo conforto, estilo e sofisticação a seus clientes.  É referência no serviços de acabamento em mármores, granitos, quartzos e outros industrializados.

Desafio

O desafio proposto pela Céfhas Marmoraria consistia em padronizar os processos da empresa, focando na melhoria da comunicação entre as áreas (escritório e produção), devido a dificuldade em manter um padrão e acompanhamento efetivo entre as áreas.

Solução

A partir da dor apresentada, a EEL Júnior viu necessidade da aplicação do serviço de Procedimento Operacional Padrão (POP), com o intuito de desenvolver uma estratégia para manter uma padronização na realização dos serviços realizados pela  empresa (interno e externo). Além, da melhoria da comunicação entre as áreas da empresa e construção de uma planilha para auxiliar no acompanhamento dos processos realizados na empresa de uma forma organizada e visual.

As planilhas foram desenvolvidas no Excel com automatizações, com o intuito de promover facilidade na utilização, contendo gráficos para uma visualização melhor.

O projeto contou com as seguintes etapas:

  • Análise inicial e Aprofundamento Teórico

Planejou-se o trabalho e foi apresentado ao cliente todas as etapas que envolviam o projeto, bem como ferramentas utilizadas e entregas. Também, realizou-se pesquisas da parte  teórica para a realização do POP.

  • Mapeamento dos processos 

Realizou-se visitas à empresa para conhecer os processos e funcionários. Assim, sendo possível elaborar o fluxograma acerca dos processos da marmoraria, de modo a facilitar a visualização das etapas e o fluxo de trabalho. Ademais, elencou-se os problemas que seriam os focos de melhoria e definição dos setores que o POP abrangeria.

  • Levantamento de informações

Realizou-se outra visita à empresa para entrevistar os funcionários com a aplicação de questionário para identificação das maiores dores da empresa.

  • Estruturação do POP

Desenvolveu-se de uma planilha automatizada no Excel para o controle dos processos da empresa, a qual foi validada continuamente com o cliente para validação.

  • Manual de aplicação do POP

Elaborou-se um manual com todo detalhamento da planilha do POP.  Essa etapa, consiste em auxiliar o cliente na implementação e utilização da planilha de modo fácil e ágil.

Resultados

Com a realização do projeto foi possível desenvolver uma cultura de acompanhamento dos processos realizados pela empresa, a fim de agilizar e manter uma padronização e organização.

O POP  apresentou vários benefícios para a empresa como: a melhoria da comunicação entre as áreas do escritório e produção, e também, no acompanhamento das áreas através da planilha com  gráficos e checklist.

Depoimentos

“Apesar de ser uma empresa formada por jovens com ainda pouca experiência, tivemos uma experiência muito boa! São muito profissionais e dedicados.”

–  Leonardo Azevedo, Céfhas Marmoraria

 

Cases de Sucesso