Planejamento e Controle da Produção (PCP)
Como gerenciar processos e planejar a produção, otimizando tempo e recursos!
Planejamento e Controle da Produção (PCP)
O que é Planejamento e Controle da Produção (PCP)
O PCP é um sistema de gerenciamento de produção cujo objetivo é prever, controlar e otimizar o uso dos recursos, bem como melhorar os resultados da produção de uma empresa.
Ele serve para facilitar a gestão das atividades realizadas na produção, permitindo que os gestores tomem decisões mais assertivas.
Aplicações do Planejamento e Controle da Produção (PCP)
O Planejamento e Controle da Produção (PCP) funciona na minha empresa?
Este serviço é ideal para você que deseja:
Evitar o rompimento de estoque
Gerenciar recursos e materiais
Otimizar o controle da produção
Gerar relatórios estatísticos de desempenho
Diminuir o tempo empregado pelos colaboradores
Distribuir e organizar a cadeia produtiva
Como funciona
Como funciona o Planejamento e Controle da Produção (PCP)
1. Onboarding
Nesta etapa do projeto é oficializado o início da consultoria, na qual a equipe de consultores define os detalhes iniciais com a empresa e com o professor doutor da EEL-USP a fim de obter a validação para dar início ao projeto.
2. Mapeamento de processos
Realiza-se um estudo das atividades executadas pela empresa, bem como seu espaço físico ocupado. Através de softwares e outras ferramentas, desenvolve-se um desenho do fluxo dessas etapas (mapa conceitual), o que aumenta a compreensão de como o trabalho é realizado.
3. Coleta e análise de dados
É feita uma coleta de dados no estabelecimento com o objetivo de tomarmos ciência do estoque (e seu controle), assim como da metodologia empregada pela empresa, permitindo uma análise mais aprofundada. Realizamos também reuniões com os colaboradores para coleta do histórico de lead time da produção da empresa, coleta do histórico de demandas e dados qualitativos dos produtos confeccionados.
4. Previsão de demanda
Definimos a série temporal do histórico de venda dos produtos, a fim de verificar a presença de nível, tendência e sazonalidade. Posteriormente, estudamos o melhor modelo de previsão de demanda a ser implementado e validamos sua assertividade.
5. Listagem e classificação de materiais
É elaborada uma lista de materiais e seus subcomponentes, identificando suas classificações e a relação de dependência entre eles (item pai-filho).
6. Plano Mestre de Produção
Desenvolvemos a planilha automatizada denominada PMP (Plano Mestre de Produção), que engloba as previsões de demanda, pedidos dos clientes, situação do estoque projetado e a capacidade produtiva. O PMP realiza o planejamento da confecção do produto, considerando a quantidade e quando os produtos devem ser entregues para atender a demanda, priorizando as ordens de produção mais urgentes.
7. Planejamento das necessidades de materiais
Desenvolvimento de uma metodologia para planejamento das necessidades de matérias-primas e acompanhamento da gestão de estoque, definindo a liberação de ordens de compra e de produção, levando em conta fatores como o estoque atual, o estoque de segurança e o tempo de produção.
8. Treinamento e validação
Para garantir a efetividade do novo gerenciamento, haverá um treinamento para os colaboradores, evidenciando as alterações feitas e como aplicar tais ferramentas no dia a dia. Nesta etapa, contamos com a validação da empresa para proporem adaptações de acordo com suas necessidades.
9. Relatório final
É a última etapa em que é redigido um documento contendo todo o desenvolvimento realizado durante a execução do projeto.
Cases de Sucesso
Kaiambá
Com o serviço prestado foi possível garantir que haverá insumos em estoque disponíveis para suprir 100% da produção sugerida conforme a demanda prevista e o estoque de segurança, evitando desse modo o stock out, problema prejudicial ao lucro da empresa. Além disso, as soluções permitem a geração de indicadores de produção como a acurácia de previsão de demanda, acurácia de produção (capacidade produtiva), capital de giro, LT de compra e produção e eficiência.
Neste cenário, o projeto implementado tornou os processos mais padronizados, o conhecimento acerca da produção descentralizada e as informações mais organizadas, proporcionando uma maior robustez a fabricação da empresa e resultando em tomadas de decisões mais assertivas e pautadas em dados reais.
Sobre Nós
Conheça a nossa história e equipe
A EEL Júnior é uma empresa júnior de consultoria que atua em diversas áreas da engenharia (química, bioquímica, ambiental, materiais e produção), composta por estudantes dos cursos de engenharia da Universidade de São Paulo (USP) do campus de Lorena, que também conta com o auxílio dos professores doutores da instituição.
Fundada em 2011, a EEL Júnior já realizou mais de 90 projetos de excelência ao longo de sua trajetória, trazendo impacto e transformação para empresas de diversos portes e segmentos.
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